top of page
7707f156468f3acf6362dc7ea98c45a2_1581444471.jpg
“Meu Corpo não é Sua Fantasia” será lançada nesta quarta-feira
A campanha “Meu Corpo não é Sua Fantasia” retorna no Carnaval de 2020 com o objetivo de levar para um número ainda maior de pessoas o alerta contra o assédio sexual e a violência contra a mulher. O projeto é da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, presidida pela vereadora Ireuda Silva (Republicanos), a campanha deste ano será lançada nesta quarta-feira (12), às 14h, em frente à Câmara Municipal de Salvador.
Segundo a organização internacional ActionAid, 86% das brasileiras já sofreram assédio em público. 

“Essa grave situação pode se tornar ainda pior no Carnaval, quando há um grande contingente de pessoas nas ruas, em festa, e alguns limites e barreiras são perigosamente rompidos. São muito comuns os relatos de mulheres que dizem ter sido beijadas à força, recebido apalpadelas ou até passado por situações mais constrangedoras, ameaçadoras e violentas”, pontua Ireuda.
Captura de Tela (6).png
Vereadora faz ação de conscientização da campanha 'Meu corpo não é sua fantasia'

A vereadora de Salvador, Ireuda Silva (Republicanos), destacou, nesta quarta-feira (19), a importância de conscientizar os foliões do Carnaval de Salvador, sobretudo os homens, sobre a campanha "Meu corpo não é sua fantasia", que propõe mais respeito às mulheres durante a folia momesca. Ao lado de outras mulheres, a vereadora realizou uma "blitz" e entregou materiais impressos durante o desfile das fanfarras da Barra. 


"A mulher está na rua e tem direito de se divertir, merece respeito e que não deve ser hostilizada por ninguém. Homem nenhum tem o direito de se impor sobre uma mulher e sobre o corpo dela. A campanha é para conscientizar. Nós não estamos aqui para impedir a paquera. Agora, o homem violar o corpo da mulher, tocar em seu corpo sem a permissão, isso aí é de um a cinco anos de prisão", alertou a vereadora. 

Captura de Tela (7).png
Campanha "Meu corpo não é sua fantasia" é lançada no centro da cidade

O lançamento da campanha "Meu corpo não é sua fantasia" reuniu, na tarde desta quarta-feira, 12, uma multidão na frente de um trio elétrico colocado na entrada da Câmara Municipal de Salvador (CMS). O projeto, que está em sua segunda edição, é realizado pela presidente da Comissão da Mulher da CMS, a vereadora do Republicanos, Ireuda Silva.

​

Ireuda explicou que a campanha é um movimento de prevenção à violência contra as mulheres no Carnaval. "Esse discurso que no Carnaval ninguém é de ninguém não existe. Queremos que as mulheres sejam respeitadas e não hostilizadas. Não queremos acabar com a paquera de ninguém, queremos que os machistas respeitem a escolha da mulher. Há blocos onde os homens já vão preparados para assediar, Isso é crime. Essa campanha é para combater isso, o corpo da mulher não é fantasia de ninguém", afirmou a idealizadora do movimento.

​

A secretária Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) da prefeitura de Salvador, Rogéria Santos, participou do ato e elogiou a iniciativa que conta com o apoio da pasta.

​

"A Câmara Municipal de Salvador, junto com a SPMJ, vem trazendo a expertise de promover um Carnaval cada vez mais garantidor de direitos e que venha coibir toda e qualquer violação dos direitos das mulheres. O que nos precisamos é disso, não precisamos de discurso, mas de pessoas que se engajem na causa para que as mulheres estejam cada vez mais protegidas", avaliou a secretária da SPMJ.

​

O vice-prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), participou do ato e avaliou que a campanha é um patrimônio da cidade. "Essa é uma campanha de combate ao assédio sexual e a violência contra mulheres. Nós sabemos que no Carnaval, pelo contingente de pessoas, se torna um momento propício para sensibilizar todos os foliões para que isso não ocorra de maneira nenhuma", garantiu.

Captura de Tela (8).png
Comissão da Mulher lança “Meu Corpo não é Sua Fantasia” na próxima quarta-feira (12)

Após ter se consolidado em 2019 em uma primeira edição com sucesso absoluto, a campanha “Meu Corpo não é Sua Fantasia” retorna no Carnaval de 2020 com o objetivo de levar para um número ainda maior de pessoas o alerta contra o assédio sexual e a violência contra a mulher. Projeto da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, presidida pela vereadora Ireuda Silva (Republicanos), a campanha neste ano será lançada na próxima quarta-feira (12), às 14h, em frente à Câmara Municipal.

​

Como no ano passado, a campanha percorrerá os circuitos da folia momesca em Salvador, com camisetas, faixas, cartazes e panfletos, levando a mensagem de alerta, conscientização, sororidade e empoderamento. “Uma das armas mais eficazes para se combater o assédio é a solidariedade, tanto das próprias mulheres quanto dos homens. Quem presenciar casos do tipo precisa se sentir no dever de ajudar a vítima, que muitas vezes não está em condições psicológicas de tomar as providências necessárias”, defende Ireuda.

5e4b07389c257_Ireuda _Foto_LeoneSerafim_Divulgação (1) (1).jpeg
Após sucesso em Salvador, prefeitura de Goiânia adota campanha “Meu Corpo Não é Sua Fantasia”

Seguindo o exemplo de sucesso em Salvador, a prefeitura de Goiânia, capital de Goiás, decidiu adotar a campanha “Meu Corpo Não é Sua Fantasia”, com o objetivo de combater o assédio sexual nos circuitos do carnaval. O projeto foi idealizado em 2019 pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara de Salvador, por meio da presidente do colegiado, vereadora Ireuda Silva (Republicanos).

​

A Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM) de Goiânia também se inspirou no material gráfico da campanha soteropolitana e distribuirá informativos e fará blitzes educativas em bares, restaurantes e blocos de rua para discutir o assunto. “Ficamos muito felizes, porque mostra que a campanha tem ganhado dimensões e estimulado o debate em torno do tema fora de Salvador e da Bahia. Quanto mais nos unirmos pela causa, mais fortes nos tornaremos na luta contra o machismo e a violência contra a mulher”, disse a vereadora Ireuda.

​

De acordo com a Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência, o Ligue 180, as denúncias de assédio no Carnaval cresceram 90% nos últimos anos. “Isso demonstra o quanto vivemos em uma sociedade machista, em que as mulheres são tratadas como objetos disponíveis para satisfazer prazeres e vontades dos homens. O sentimento das vítimas é o que menos importa”, acrescenta a republicana.

logo camara2.png
bottom of page